Qualificar ES: Mais de 50 mil vagas para cursos online e presenciais em todo o ES

As inscrições para 11.919 oportunidades em cursos presenciais de qualificação profissional estão abertas a partir do dia 10 de fevereiro e vão até o dia 24 de fevereiro. Ao todo, 41 municípios capixabas serão atendidos presencialmente pelos cursos, em 168 polos de ensino.

-Continua após o anúncio-

Mais 40 mil vagas em 16 opções de cursos online online estão abertas para inscrição do dia 15 de fevereiro ao dia 25 de fevereiro. Os editais e inscrições de todos os editais estão disponíveis no site: www.qualificar.es.gov.br.

Ao todo, o governo do Espírito Santo anunciou a abertura de mais de 51 mil vagas em cursos de qualificação profissional, presenciais e online, ofertados pelo Qualificar ES. As vagas integram a 1ª oferta de 2022. Ao longo deste ano, serão 200 mil oportunidades disponíveis.

Cursos presenciais

-Continua após o anúncio-

As oportunidades para cursos presenciais da 1ª oferta de 2022 serão divididas em dois editais: um destinado ao público geral, com 9.624 vagas, e outro com 2.295 vagas exclusivas para mulheres. Para concorrer às vagas da oferta geral, é preciso ter idade mínima de 16 anos, completos na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado; e ser alfabetizado. No caso dos cursos da área de saúde, a idade mínima necessária é de 18 anos.

As vagas exclusivas para mulheres são ofertadas por uma parceria entre os programas Qualificar ES e o Agenda Mulher, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado.

“Proporcionar às mulheres condições dignas de trabalho e oportunidades de projeção econômica e social para o seu bem-estar são as metas do Agenda Mulher Empreendedora. Para que mais mulheres possam ampliar sua participação no mercado capixaba. Fico feliz em ter esse momento, já com o retorno das qualificações presenciais, pois vamos para 41 municípios implantando os treinamentos e qualificando o público feminino. Quero ver todas as mulheres que acompanham o Agenda Mulher Empreendedora aproveitando mais essa oportunidade!”, disse Jacqueline Moraes.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificados em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno, por edital. Os encontros presenciais respeitarão todas as medidas de distanciamento social, sempre em atenção ao Mapa de Risco Covid-19, do Governo do Estado.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem os cursos presenciais de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF em dois cursos distintos. O período de inscrições para os cursos presenciais se estende de 10 a 24 de fevereiro. Já o resultado dos classificados será liberado no dia 10 de março.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NOS CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NOS CURSOS PRESENCIAIS

Cursos online

A 1ª oferta contempla também cursos on-line. As inscrições serão abertas no dia 15 de fevereiro e se encerraram no dia 25 deste mês. O resultado será liberado no dia 04 de março. Mas, antes de decidir por um curso, os interessados devem estar atentos aos critérios para a inscrição, como: ter idade mínima de 16 anos, completos na data da matrícula; ter acesso à internet; ter noções básicas de informática e de navegação na internet.

Vale frisar que para cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Quanto à seleção, os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada curso.

São 16 opções de cursos on-line: Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Assistente de Tecnologia da Informação; Auxiliar Administrativo; Bolos e suas Variações; Educação Especial e Inclusiva; Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas; Informática Básica; Inglês Básico; Inglês Intermediário; Maquiagem; Marketing Digital para o Seu Negócio; Secretaria Escolar; Segurança do Trabalho; Tecnologias Educacionais; e Word e Excel.

Uma das novidades dessa oferta é o curso on-line de Assistente de Contabilidade, que terá 2.500 vagas disponíveis.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NOS CURSOS ONLINE

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade e na preparação da população capixaba para a inserção ao mundo do trabalho. O programa oferta cursos nas modalidades online, presencial e semipresencial.

O Qualificar ES foi instituído como programa de Estado por meio da Lei nº 11.903, de 03 de maio de 2021. Com início em maio de 2019, foram ofertadas 48.850 vagas naquele ano, seguidas de 114.595 vagas em 2020 e 160 mil vagas em 2021. Em 2022, serão mais 200 mil vagas de qualificação profissional, em cursos online, presenciais e semipresenciais.

O programa passou por uma ampliação significativa, começando em 2019 com polos presenciais de ensino em dez municípios capixabas, número que foi ampliado para 19 municípios no ano seguinte e chegou a 2021 com presença em 41 cidades.

Em 2021, também foi implantada a entrega do kit empreendedor com produtos para ajudar a subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos formandos dos cursos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas. Além disso, os professores da educação profissional também receberam auxílio para a aquisição de equipamentos de informática e plano de internet mensal.

Que bom que você chegou até aqui! O que você achou dessa publicação?
+1
4
+1
15
+1
1
+1
1