ArcelorMittal Tubarão está com 130 vagas em cursos técnicos gratuitos na Serra

A ArcelorMittal Tubarão abriu inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial, destinados a adolescentes que moram no município da Serra. A ação tem parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

-Continua após o anúncio-

Ao todo, estão sendo oferecidas 130 vagas nos cursos de Metalurgia, Mecânica e Eletrotécnica e todos que concluírem o programa receberão diploma de curso técnico. Os turnos serão matutino e vespertino.

Além disso, a empresa também exige que os jovens possuam inscrição no Sine da Serra; estejam matriculados no segundo ou o terceiro ano do Ensino Médio em 2022 ou que já tenham concluído o Ensino Médio, em escolas públicas; e que tenha renda familiar de no máximo 03 (três) salários-mínimos, comprovada por meio de declaração escrita.

Não é permitida a participação de irmãos de aprendizes já participantes do Programa de Aprendizagem Industrial da ArcelorMittal Tubarão e filhos ou enteados de empregados.

-Continua após o anúncio-

Os jovens precisam se cadastrar no site e no Sine da Serra. “Para participar do processo, é necessário que os jovens tenham cadastro no sistema do Sine. Então, além da inscrição no site da Arcelor, os jovens deverão se dirigir ao Sine com seus documentos em mãos para que possam realizar o seu cadastro”, explicou.

O Sine da Serra fica situado em Portal de Jacaraípe, no Pró-Cidadão. O endereço é Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416. O horário de funcionamento é das 08h às 17 horas.

Os interessados deverão se inscrever no curso de interesse até 27 de outubro, no site da ArcelorMittal Brasil. Ao acessar o site, o candidato deve clicar em “Pessoas” > “Trabalhe com a Gente” > “Oportunidades”.

→ “Aprendiz Técnico Metalurgia Matutino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Metalurgia Matutino) ou “Aprendiz Técnico Metalurgia Vespertino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Metalurgia Vespertino).

→ “Aprendiz Técnico Mecânica Matutino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Mecânica Matutino) ou “Aprendiz Técnico Mecânica Vespertino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Mecânica Vespertino).

→ “Aprendiz Técnico Eletrotécnica Matutino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Eletrotécnica Matutino) ou “Aprendiz Técnico Eletrotécnica Vespertino” (para inscrição no curso de Aprendizagem Técnico Eletrotécnica Vespertino).

Os candidatos que estiverem matriculados e frequentando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio em 2022 ou que já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas poderão participar. 

Confira quais são os pré-requisitos para inscrição no processo seletivo:

– Ter nascido entre 02/02/2004 e 02/02/2006;
– Ser morador do município de Serra/ES;
– Não ter registro anterior na carteira de trabalho, como aprendiz;
– Possuir inscrição no SINE de Serra/ES;
– Ter renda familiar de no máximo 03 (três) salários-mínimos, comprovada; por meio de declaração escrita;
– Não ser irmão(a) de aprendizes já participantes do Programa de; Aprendizagem Industrial da ArcelorMittal Tubarão;
– Não ser filho(a) ou enteado(a) de empregados(as) da ArcelorMittal Tubarão.

A prova será realizada em formato virtual. O candidato receberá o link no dia 31 de outubro, de 9 às 12 horas pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. O gabarito e a lista de classificados para as próximas etapas serão divulgados em 01º de novembro, no site do Sine / Seter Serra.

A prova online será composta de 40 questões de múltipla escolha, dividido em três blocos com 15 questões de Matemática, 15 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Conhecimentos Gerais (Atualidades). A nota máxima da prova é 40 (quarenta) pontos.

Após ser classificado, os estudantes serão matriculados no Sesi Senai Serra e, após curso, serão contratados pela ArcelorMittal.

Confira abaixo o edital completo:

edital-2022-processo-seletivo-arcelormittal-tubarao-cursos-tecnico-metalurgia-tecnico-eletrotecnica-e-tecnico-mecanico