De graça: Detran irá abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista através da CNH Social. Confira como se inscrever

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo está se preparando para disponibilizar aproximadamente sete mil vagas no Programa CNH Social 2024. Este programa visa oferecer a oportunidade de obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos. A informação foi divulgada pelo diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira.

>CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE<

O diretor explicou que os editais estão em processo de preparação, e as sete mil vagas serão distribuídas em duas fases. A primeira fase, com 3.500 vagas, será lançada nos primeiros meses deste ano, seguida pela segunda fase, também com 3.500 vagas.

>CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE<

Givaldo afirmou: “Nós teremos o CNH Social esse ano. Deve sair um edital no primeiro semestre e outro no segundo. No ano passado, fizemos duas chamadas de 3.500 vagas cada uma. Neste ano, será no mínimo este quantitativo.”

Os interessados terão a chance de se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Além disso, para aqueles já habilitados, há a possibilidade de adição de categoria A ou B, bem como a mudança para categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

As vagas são destinadas a pessoas de baixa renda que estejam cadastradas em benefícios sociais e desejem obter a carteira de motorista. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Detran-ES, e a lista final dos selecionados será divulgada no mesmo site.

>CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE<

Requisitos para participar do CNH Social incluem ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF e Carteira de Identidade, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo, não estar judicialmente impedido de possuir a CNH, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

O processo de inscrição, detalhado no edital, será realizado no site www.detran.es.gov.br. Os interessados deverão fornecer informações precisas e conferir com os dados do Cadastro Único. Após a publicação do edital, o prazo de inscrição será aberto.

É importante ressaltar que as inscrições ainda não estão abertas, sendo necessário aguardar a publicação do edital pelo Governo do Estado. A seleção dos candidatos será realizada de forma eletrônica, considerando critérios como menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família, data e hora de inscrição, entre outros.

O objetivo é focar na capacitação profissional para aumentar as oportunidades de empregabilidade.

Que bom que você chegou até aqui! O que você achou dessa publicação?
+1
22
+1
0