Vale abre inscrições para programas de trainee com 150 vagas

A Vale anunciou a abertura de 150 vagas para inscrições nos programas Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia.

As inscrições para os Programas de Recém-Graduados 2022 da Vale vão até 24 de setembro e poderão ser feitas em www.vale.com/trainee. A previsão é que as contratações sejam feitas em maio de 2022.

Os programas, direcionados para recém-graduados, oferecerão 20 vagas no Espírito Santo. Também há oportunidades no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.

O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista em todas as vagas. Além disso, não há limite de idade para se candidatar.

De acordo com a empresa, a expectativa é de que pelo menos 50% das vagas sejam ocupadas por mulheres e será priorizada a contratação de profissionais negros. Conhecimento em língua inglesa não será um pré-requisito e não há limite de idade para se candidatar.

Para participar do Programa Trainee Especialista, o candidato deve ser em engenharia ou geologia, com graduação concluída entre março de 2019 e março de 2022. Já para o Global Trainee Program, os interessados podem ser formados em qualquer curso, bastando ter finalizado a graduação entre outubro de 2019 e março de 2022.

Contratação e benefícios

O processo seletivo do Programa de Recém-Graduados 2022 acontece de agosto deste ano até janeiro de 2022. A previsão de contratação é em maio de 2022. Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio mudança; plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale alimentação; auxílio farmácia; e seguro de vida em grupo.

De acordo com a gerente global de Atração de Talentos, Mira Noronha, o objetivo dos programas é desenvolver esses profissionais para que, no médio e no longo prazo, eles ocupem cargos estratégicos e contribuam com transformação cultural da empresa. “Buscamos pessoas alinhadas aos valores da Vale e que estejam dispostos a evoluir conosco. É fundamental que os candidatos estejam conectados com nosso propósito de melhorar a vida das pessoas nas comunidades onde atuamos e de transformar o futuro”, explica.

Diversidade

O processo seletivo será online e oculto (também conhecido como às cegas): informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas até a última etapa, buscando evitar a influência de vieses inconscientes no processo. A empresa busca atingir pelo menos 50% de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros. O conhecimento avançado da língua inglesa não será um pré-requisito para o Programa Trainee Especialista, ampliando as chances de candidatos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma neste nível. Além disso, não há limite de idade para se candidatar.

Na última edição, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Dentre os 144 contratados, 98 são mulheres, o que equivale a 68% da turma. Eles já estão atuando nas áreas para as quais foram selecionados e começam em breve as mentorias com líderes e treinamentos de competências para início de carreira (early leadership skills).